segunda-feira, 2 de março de 2015

Os médicos não são mais os mesmos de antigamente

Um amigo comentou que antigamente o médico diagnosticava apenas olhando e não precisava de exames. Particularmente, eu tô fora e preferiria um curandeiro.



Desde a descoberta dos raios-x, por Roentgen, em 1895, nós podemos enxergar o interior de nosso corpo.  Como a tecnologia avança a velocidade de uma progressão geométrica, não faz sentido um médico dispensar determinados exames para fazer um bom diagnóstico.

Mesmo com toda tecnologia os médicos podem errar. Lembro de 2009, quando comecei a praticar corrida de rua e tive problemas no joelho esquerdo. Com o raio-x em mãos, o dr disse que eu não poderia mais correr por causa de uma calcificação no joelho direito. Um outro médico olhou e disse: tendinite patelar, fisioterapia e pronto.


Esse não é o raio-x do meu joelho, mas o "E" indica que é um raio-x do joelho esquerdo. Todas radiografias são assim.

Parece com o barulho que apareceu em um antigo carro meu, um mecânico entrou no portamalas e deu o veredicto: tem que fazer o motor. O mec Paulo, mecânico de beira de rua, em pé, de fora do carro e lixando um esmeril mandou eu trocar o kit de embreagem. Na mosca.

Não me comparando a um carro velho, mas existem médicos e mecânicos. Eu prefiro um cheio de dúvidas que sejam sanadas com exames, tato e chapas. E você acha melhor o dr Fritz?




Nenhum comentário:

Última pergunta respondida do sunta

Se você tem dúvidas de Física cadastre-se e faça a sua pergunta: sunta