sábado, 31 de maio de 2008

Relatividade. Simultaneidade.

Noções de Relatividade Restrita

Em 1905, Albert Einstein com apenas 26 anos de idade formulou a Teoria da Relatividade Especial. Um conjunto de idéias que modificou profundamente as idéias de tempo e espaço. A teoria de Einstein está baseada em dois postulados que serão apresentados a seguir.


Postulados da Relatividade Restrita
1. Principio da Relatividade Restrita: As leis Físicas são as mesmas em todos os referenciais inerciais.
2. princípio da Constância da Velocidade da Luz: A velocidade da luz é a mesma, em todos os referenciais inerciais, e é independente do movimento da fonte.

Simultaneidade
Dois eventos são ditos simultâneos quando ocorrem ao mesmo tempo, mas a teoria da relatividade prevê que quando dois observadores possuem um movimento relativo o que seria simultâneo para um, não o seria para o outro. O exemplo a seguir tem a finalidade de ilustrar essa idéia.
Considere um vagão de um trem que se move com velocidade constante V e passa em uma plataforma. No vagão existem duas lâmpadas LA e LB nas extremidades, existem também dois observadores O, na plataforma, e O', dentro do vagão em um ponto eqüidistante de LA e LB, ou seja, no meio do vagão. No instante t = 0, O e O' são coincidentes. Nesse instante as lâmpadas são acesas, com isto o observador O, da plataforma, receberá as luzes provindas de LA e LB no mesmo tempo. Afirma, então, que as lâmpadas foram acesas ao mesmo tempo (simultaneamente).
O observador O', que se encontra no vagão, que se move com velocidade V, irá receber primeiramente a luz que partiu de LB, pois se movimenta em sua direção. Esse observador afirma que LB foi acesa antes de LA. Não existe o correto e o errado nessa situação, apenas a natureza é assim. A simultaneidade é um fenômeno relativo, depende do movimento dos referenciais.





Vídeo sobre simultaneidade

Um comentário:

Unknown disse...

professor assisti o video
elanio n 24

Última pergunta respondida do sunta

Se você tem dúvidas de Física cadastre-se e faça a sua pergunta: sunta