terça-feira, 23 de setembro de 2008

Telescópio de Einstein é encontrado

Quando agente pensa que essas coisas acontecem apenas no Brasil...

Albert Einstein doou seu telescópio à Universidade Hebraica de Jerusalém. O Prêmio Nobel de Física ordenou, em vida, a doação de todos os seus estudos, incluindo os da teoria da relatividade, a este centro acadêmico, que ostenta, atualmente, os direitos autorais sobre os mesmos.
Também fez o mesmo, junto com outros artefatos, com seu telescópio, incluindo nos registros da universidade que ninguém se incomodou em consultar durante décadas, segundo relata em sua edição de hoje o jornal israelense "Yedioth Ahronoth".
Einstein tinha recebido o telescópio de Zvi Gezri, um colega do físico que ele conheceu na Universidade Princeton (Estados Unidos). Durante mais de dez anos, o instrumento permaneceu armazenado no edifício do planetário da universidade em Jerusalém, que está em desuso.
Isso ocorreu até que Eshel Ophir, diretor do Centro Belmonte de Ciências de Laboratório da Universidade Hebraica, começou a buscar o objeto, encontrando-o, por fim.
"Sabia que tínhamos o telescópio que Einstein doou à escola e sempre tinha me perguntado o que tinha acontecido com ele", explicou Eshel ao jornal.
"Um dos locais onde decidi buscar foi no antigo edifício do planetário. Estava, literalmente, colocando ordem entre os escombros quando o encontrei", lembra.
Agora, o autor da descoberta espera que o telescópio represente uma "oportunidade para os jovens estudantes de entrar em contato direto com o legado deste grande homem", cuja "curiosidade não tinha limites".
A Fundação Jerusalém e o centro científico Joseph Meyerhoff da cidade santa forneceram fundos para a restauração do instrumento que pertenceu ao pai da Teoria da Relatividade.

fonte: G1

3 comentários:

Lugirão disse...

Passando para dizer oi. Interessante o teu post. beijos

Monica Baumann disse...

Vim desejar um Feliz Natal pra ti e os seus e um 2.009 cheio de muita paz, sucesso, saúde e realizações.
Bjuuu!

Anônimo disse...

SISTEMA PLANETÁRIO e outros assuntos!

Uma e outra teorias minhas, revelam a possibilidade disso e daquilo. Infelizmente outros não me responderam, não sabendo eu se por medo ou outro assunto! No entanto, uma e outras pesquisas, revelam-me que tenham bases, tais teorias! Uma outra me veio à mente agora. Sobre a Terra e Marte! Falam de eventos! Mas eventos ocorridos em épocas similares ou diferentes? Uma coisa houve que mudou duas? O quê? Mais detalhes em gomesmota.1000@gmail.com ! Dinos, Marte, será?

Última pergunta respondida do sunta

Se você tem dúvidas de Física cadastre-se e faça a sua pergunta: sunta