terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Exercitando o cerébro com o uso do soroban

Merlhora a habilidade numérica, a capacidade de concentração, de raciocínio lógico, a memória, a agilidade mental, o processamento da informação de forma ordenada e atenção visual estas são vantagens de manusear o sorobam além de facilitar cálculos matemáticos como adição, subtração, multiplicação, divisão, cálculo de raízes e potências.



O que é o soroban?
É o ábaco japonês e tem sua origem no século XVI. com cinco contas em cada vareta. As 4 contas inferiores tem valor 1 cada e a superior vale 5.



Com isso é fácil formar os números com unidades, dezenas e centenas como em uma numeração normal. Veja nas figuras abaixo.



A leitura de um número maior.



Se os alunos do Brasil utilizassem o soroban nas séries iniciais com certeza teriamos melhores estudantes de Matemática, Física, Química e de outras disciplinas que parecem não estarem ligadas diretamente ao seu uso.

Como estudar?
Quando eu tive o interesse em aprender a usar o soroban a internet ainda estava no início e eu não encontrava nada. No entanto agora não falta material para estudar, basta escrever soroban no youtube e encontrar uma variedade de vídeos. Eu recomendo um excelente material que encontrei e usei para o meu aprendizado. Com ele posso dizer que agora eu sei fazer cálculos bem rápido com meu soroban. Só o cálculo mental que ainda tô engatinhando. A dica é essa:

http://es.geocities.com/abacosoroban/

Onde comprar?
O único lugar que eu vi foi no mercado livre.

4 comentários:

Anônimo disse...

É um sistema muito interessante, mas pouco querem aprender alguma coisa hoje em dia.

Anônimo disse...

Ta muito fixe o teu bloog,continua :)

Anônimo disse...

Onde comprar??

o site www.sorobanbrasil.com.br irá vender

Rafael disse...

Fabricado no Brasil
http://sorobanbrasileiro.com.br
pode comprar aih!

Última pergunta respondida do sunta

Se você tem dúvidas de Física cadastre-se e faça a sua pergunta: sunta