sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Livro didático de Física na escola pública

O plano nacional do livro didático (PNLD) é um programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários. A maioria dos professores não usa, assim como a maioria dos alunos não leva pra sala de aula, dessa forma o livro perde sua função didática.




O livro didático de Física é escolhido a cada três anos pelos professores de cada escola. Já vi professor dizer que o livro enviado não é o escolhido por ele. Isso nunca aconteceu comigo. Nos anos iniciais do PNLD os livros de Física eram ruins e muitas obras eram volume único. Isso poderia parecer bom para o turno da noite onde o número de aulas é menor, no entanto, deixa a desejar para os turnos da manhã e tarde. O volume único geralmente é muito fraco e não abrange todo conteúdo. Atualmente contamos com coleções de três volumes com conteúdo e número de questões maiores.

Deveriam ser mais utilizados pelos professores e alunos. Isso porque para aprender Física é necessário o treino diário resolvendo testes. Muitos alunos dizem que não levam o livro para a escola por ser muito pesado e vários professores dizem que não usam porque o nível do aluno é muito baixo.

Eu gosto de usar e agora ficou ainda mais fácil pois todos os livros do PNLD foram disponibilizados, em forma digital, para os professores que receberam o tablet educacional. Carrego o meu livro no bolso.

E você acha que o livro deve ser mais usado em sala de aula? no seu tempo o professor usou?


Nenhum comentário:

Última pergunta respondida do sunta

Se você tem dúvidas de Física cadastre-se e faça a sua pergunta: sunta