sexta-feira, 13 de março de 2015

As 5 provas mais difíceis de física do Brasil

É certo que qualquer prova de física, por mais simples que seja, irá amedrontar muitos alunos. Apesar dos vestibulares estarem acabando para dar lugar ao enem, ainda temos algumas instituições que os mantêm com provas de física de dar arrepio nos mais preparados. Se você não é gênio, não gosta de estudar ou quer garantir sua vaga de mão beijada passe longe dos vestibulares da nossa lista das 5 provas mais difíceis de física do Brasil.



ita
Prova com vinte questões de múltipla escolha e dez questões dissertativas. Só pela quantidade de questões dá para sentir a pressão. As questões, na sua maioria, são literais, isso mesmo sem valor na resposta. Apenas aquelas letrinhas, ou verdadeiras fórmulas cabulosas, pra você marcar. As dez questões dissertativas parecem que formam uma outra prova muito mais difícil.
Veja uma prova do ita.
Ir para o site.

ime
Quinze questões objetivas na primeira fase e dez subjetivas na segunda. A primeira fase já valeria todo o vestibular. Imagina, então, a prova da segunda. É muito pesada, mas algumas questões são parecidas com as dos vestibulares anteriores. Vale a pena resolver as provas mais antigas.
Veja uma prova.
Ir para o site.

afa
Prova com oitenta questões, sendo vinte de física. A prova não é fácil, mas o nível de dificuldade é bem menor do que as provas do ita e ime.
Veja uma prova.
Ir para o site.

fuvest
A prova objetiva é bem elaborada, a subjetiva é bem grande e a concorrência é de matar. Essas coisas fazem o candidato tremer de medo. São doze questões objetivas mais seis subjetivas de física.
Veja uma prova.
Ir para o site.

ufrn
Esta prova aparece aqui não pela dificuldade dos cálculos das questões, mas pela sua elaboração. Se engana quem pensa que as questões teóricas são mais fáceis de responder. É melhor ralar mais um pouquinho para fazer essa prova.







4 comentários:

HELTON disse...

Olá, boa tarde! Ótimo site! Parabéns mesmo!
Esse seu artigo gerou em mim duas dúvidas:
1.Fora a prova do ITA e a do IME, entre os concursos militares, a prova de Física da AFA é mais difícil do que a da EN e a da EFOMM? (se possível, coloque as provas em ordem de dificuldade)

2. As provas de física da FUVEST e da UFRN são mais difíceis do que as da AFA, EN e EFOMM?
Gostaria de saber sua opinião, pois com sua experiência, será uma resposta confiável e orientadora pra mim.
Obrigado.

Unknown disse...

Bom eu sei que não existe prova de matemática mais difícil do que a da Escola naval e a física também é puxada

Anônimo disse...

A prova de matemática do IME é absurdamente mais difícil que a da Escola. A Escola cobra cálculo explicitamente, mas é só o básico de modelagem e operacional de limite, derivada e integral. O IME, especificamente em matemática, cobra coisas que os outros concursos militares nem sonham em cobrar. Já em Física, quem cobra coisas absurdamente a frente das outras provas é o ITA.

Unknown disse...

As provas do IME e do ITA estão em outro nivel. Bem acima.

Respondendo sua pergunta: Com certeza, a prova da AFA é muito mais difícil que a da EN, EFOMM e outras faculdades públicas não militares.
Isso é um fato, porque alal do nível de dificuldade ser maior que o da EFOMM e, em cercer momentos equiparar-se com o da Escola, a prova é executada em um único dia.
Portanto, quando for avaliar o nivní de dificuldade da prova em geral, é necessário levar em consideração outros critérios.

Última pergunta respondida do sunta

Se você tem dúvidas de Física cadastre-se e faça a sua pergunta: sunta