Um corpo está em queda livre quando abandonado (sem velocidade inicial) de uma certa altura. Galileu mostrou que os corpos caem com a mesma aceleração em direção ao centro da Terra e conseqüentemente o tempo de queda é o mesmo independente de suas massas. Isso quer dizer que uma pedra de 2kg leva o mesmo tempo de queda de outra pedra de 2g abandonadas da mesma altura.
A queda livre é um movimento variado e obedece as leis do MRUV o que nos leva as seguintes equações para altura de queda e velocidade dependente do tempo, respectivamente:
h = ht²/2
V = gt
Podemos calcular, a partir da primeira equação, o tempo de queda de um corpo em queda livre:
t = (2h/g)1/2
Esse tempo é o mesmo independente das massas dos corpos. No entanto se uma folha de papel é abandonada o tempo de queda é aumentado por causa do atrito com o ar. As moléculas do ar se chocam com a superfície da folha e atrapalham sua queda. Em um lugar onde não existe atmosfera esse atrito com o ar não existiria e o tempo de queda não seria alterado.
Este experimento foi realizado na Lua em 1971 pelo astronauta Dave Scott da missão Apollo XV. Acompanhe no vídeo abaixo.
View Overstream
3 comentários:
nossa,pensei que na lua não iria cair no solo,pois la alem de ar a gravidade tambem não existe
lógico que existe..senao os astronautas e tudo que existe nela estariam flutuando,e não no chão ¬¬
ela só eh menor que a gravidade que existe na terra,mas todos os planetas tem gravidade.
A gravidade na Lua tem cerca de 1/6 da gravidade da Terra!
Postar um comentário