quinta-feira, 3 de julho de 2008

Funcionamento de uma bateria

Um gerador tem a função de transformar uma determinada modalidade de energia em energia elétrica. Uma pilha, por exemplo, transforma energia química (armazenada) em energia elétrica. A maioria das pessoas acreditam que um gerador tem a função de gerar energia elétrica, mas segundo o Princípio de Lavosier isso seria impossível. Se você não lembra o princípio diz que nada se cria nada se perde tudo se transforma. Um gerador funciona assim e uma pilha é um gerador.

O movimento ordenado de carga elétrica é chamado de corrente elétrica e depende da diferença de potencial (ddp) que nas nossas casas podem valer 110 V (volts) ou 220 V. Essa ddp que faz surgir o movimento da carga elétrica.

Antigamente os cientistas achavam que as cargas positivas se deslocavam o que é chamado de corrente convencional. Hoje sabe-se que os prótons ficam presos ao núcleo do átome e não se movem. A corrente é formada pelo movimento de elétrons - sentido real. Esse movimento gera um aquecimento que é chamado de efeito joule. Veja o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Última pergunta respondida do sunta

Se você tem dúvidas de Física cadastre-se e faça a sua pergunta: sunta