terça-feira, 15 de julho de 2008

Se você não ouve. Não peça pra falarem mais alto.


Quando não conseguimos ouvir não devemos pedir para as pessoas falarem mais alto e sim mais forte. Existem 3 qualidades fisiológicas do som: Altura, Intensidade e Timbre. A Altura está relacionada a freqüência do som. Quanto maior a freqüência, mais alto e mais agudo é o som. quanto menor a freqüência, mais baixo e mais grave. Assim quando você pede pra uma pessoa falar mais alto, ela deve aumentar a freqüência tornando o som mais agudo. Ela talvez fale com a voz igual a de um travesti. A intensidade é a qualidade do som que se relaciona com a energia do som. Quanto mais energia no som, mais intenso e mais forte. Quanto menor a energia, menor a intensidade e som é mais fraco. Um som forte pode fazer o ouvido doer. Então se você não consegue ouvir peça para a pessoa falar mais forte e não mais alto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como diria o JÔ Soares: "Não vivi todo esse tempo sem saber isso."
hahaha

Abraços

Anônimo disse...

Olá, Orival!
Agradeço sua visita ao meu blog; obrigada também aos elogios prestados.
Seu blog fez-me lembrar... Durante o meu primeiro ano de Ensino Médio, Física era meu pesadelo; no segundo ano, a coisa melhorou um pouco; no terceiro, foi pro brejo com a eletricidade. O professor não conseguia fazer-nos entender os processos, ele apenas passava fórmulas. Só fui gostar da Física de coração quando comecei a estudar para o vestibular (a famosa dica de estudar mais o que você menos gosta!), e com a minha paixão por Fórmula 1, eu estava feita! A Física entrou na minha vida - e na minha mente - pra ficar.
Seu blog é uma jóia! Li algumas postagens antigas e estou fascinada pela forma como você escreve. De uma forma bem variada, você fala de fatos curiosos, brinca com fórmulas e ainda malha questões do ITA. Parabéns pelo trabalho aqui!!
Quanto a este post, é um equívoco comum pedirmos que as pessoas falem 'mais alto', não é? Parece o caso do "estou com calor", pois não temos calor, não é mesmo?
Foi muito bom eu visitar seu blog, já o coloquei nos meus favoritos e vou linká-lo ao Self Stamp, pois vai manter meus conhecimentos de Física sempre fresquinhos na memória!
Um abração!

Última pergunta respondida do sunta

Se você tem dúvidas de Física cadastre-se e faça a sua pergunta: sunta