terça-feira, 8 de julho de 2008

Lula lança programa para vender notebook a professores por R$ 1.000,00 (mil reais)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na sexta-feira (04/07) um decreto que cria o projeto Computador Portátil para Professores. A medida permite que professores das escolas públicas e privadas comprem nas agências dos Correios e nos bancos credenciados um notebook por até R$ 1.000,00 à vista. Os educadores podem também financiar o valor em até dois anos.

As agências dos Correios serão a responsáveis pela captação dos pedidos e entrega dos computadores no endereço indicado pelo professor. Cada professor pode comprar apenas um computador e o controle pelo CPF será feito pelos Correios também. Para efetuar a compra, o professor deverá ir a uma agência dos Correios ou aos bancos credenciados com documentos pessoais e os que provam sua condição profissional.

O início das vendas dos computadores ocorrerá a partir de setembro, começando pelas capitais.

O computador deve ter no mínimo 512MB de memória, um disco rígido de 40Gb, tela plana de LCD, acesso à redes sem fio de Internet e software livre com mais de 27 aplicativos, além de programas específicos para a área educacional, entre outras características técnicas.

Com certeza um grande incentivo, pois a maioria dos professores, principalmente das escolas públicas ainda não possuem o seu. Aqui no Pará tem um projeto da SEDUC chamado computador do professor, mas que já tá parado desde o governo de Ana Júlia do PT. Nesse o professor não paga nada pelo computador. Os computadores tem instalados softwers livres e ao receber a primeira coisa que os professores fazem é mandar instalar um windows pirata. A maioria ignora que o Linux é um sistema operacional tão bom quanto a maioria dos sistemas que rodam em outros computadores.

Pra mudar a mentalidade falta um costume com o sistema e com os softwers falta também acesso grátis a internet. Pelo menos já é um começo e eu quero logo o meu.

Um comentário:

Anônimo disse...

A inciativa é muito boa, tomara que vingue e não vire uma lenda como o OLPC de 100 dolares, que hoje não custa menos de 180 doletas. :) Um abraço!

Última pergunta respondida do sunta

Se você tem dúvidas de Física cadastre-se e faça a sua pergunta: sunta