
Eu garanto que depois disso ninguém mais tem dúvidas.
Física do ensino médio, questões resolvidas e comentários dos mais variados assuntos de Física.






http://atomico.no.sapo.pt/figura16.gif
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010130050331-spacetime_strip.jpg
http://www.caiozip.com/adidsowesley.jpg








Quem assistiu "Debi e Lóide - Dois Idiotas em Apuros" deve lembrar quando Debi foi lamber o braço congelado da cadeira, em Aspen, e ficou com a língua grudada no gelo.

I - A 100 km de altura, a aceleração da gravidade é reduzida à metade.
II - Ao atingir a imponderabilidade, a resultante das forças sobre os objetos dentro da espaçonave se anula.
III - Quando os objetos estão flutuando na espaçonave, a segunda lei de Newton não é válida para um observador dentro do veículo espacial.
IV - A sensação de imponderabilidade depende da massa dos objetos.
V - A sensação de imponderabilidade depende da velocidade da espaçonave.







Jornal de Física "Física Pai d'égua" com provas resolvidas, teorias, dicas e formulários. Nove edições que eu editei e que circulava em Belém do Pará está agora disponível pra quem quiser conferir na internet. Cada edição contém cerca de quarenta questões resolvidas e comentadas de provas de vestibular. Com excessão do volume 09, que aborda apenas ondulatória e acústica, com 102 questões e contém apenas o gabarito.Em 1905, Albert Einstein com apenas 26 anos de idade formulou a Teoria da Relatividade Especial. Um conjunto de idéias que modificou profundamente as idéias de tempo e espaço. A teoria de Einstein está baseada em dois postulados que serão apresentados a seguir.
Simultaneidade
Dois eventos são ditos simultâneos quando ocorrem ao mesmo tempo, mas a teoria da relatividade prevê que quando dois observadores possuem um movimento relativo o que seria simultâneo para um, não o seria para o outro. O exemplo a seguir tem a finalidade de ilustrar essa idéia.
Considere um vagão de um trem que se move com velocidade constante V e passa em uma plataforma. No vagão existem duas lâmpadas LA e LB nas extremidades, existem também dois observadores O, na plataforma, e O', dentro do vagão em um ponto eqüidistante de LA e LB, ou seja, no meio do vagão. No instante t = 0, O e O' são coincidentes. Nesse instante as lâmpadas são acesas, com isto o observador O, da plataforma, receberá as luzes provindas de LA e LB no mesmo tempo. Afirma, então, que as lâmpadas foram acesas ao mesmo tempo (simultaneamente).
O observador O', que se encontra no vagão, que se move com velocidade V, irá receber primeiramente a luz que partiu de LB, pois se movimenta em sua direção. Esse observador afirma que LB foi acesa antes de LA. Não existe o correto e o errado nessa situação, apenas a natureza é assim. A simultaneidade é um fenômeno relativo, depende do movimento dos referenciais.
